Trilho do Caramulo

Trekk Adventure / Eventos / Trilho do Caramulo

20/10/2019

Trilho do Caramulo

20/10/2019

Trilho do Caramulo

No dia 20 de outubro domingo, propomos-lhe uma caminhada pela serra do Caramulo, num trilho com paisagens inesquecíveis e de rara beleza. Neste trilho teremos oportunidade de passar pelas aldeias de Guardão, Janardo, Carvalhinho, Ceidão, Pinhal Novo, Jueus, assim como conhecer trilhos e paisagens fantásticas e teremos ainda a possibilidade de subir ao ponto mais alto da serra.

Percurso :
O percurso inicia-se no parque Jerónimo Lacerda, que nos leva aos primeiros caminhos florestais em direção a Guardão. De seguida iremos percorrer a Calçada Romana que é parte de uma das 7 vias principais que saíam de Viseu e permitiam o acesso ao litoral e o Caminho dos Cruzeiros, até chegar à estrada principal que dá acesso a Janardo onde iremos enveredar por caminhos agrícolas onde poucos metros à frente iremos ter oportunidade de ver os primeiros sinais de uma das celebrações religiosas mais importantes da zona – A Festa das Cruzes.
Teremos também oportunidade de observar o cruzeiro, num ponto magnífico de observação do Vale de Besteiros simbolizando a proteção divina que teria sido concedida à população do Guardão. Neste local situa-se também um castro, onde foram encontradas moedas de ouro e peças de cerâmica, aqui deixados por antigas civilizações que aqui se instalaram.
Mais adiante iremos atravessar a Ribeira do xudruro sobre uma ponte de origem românica e subir a encosta, sempre com o cenário de uma incrível beleza natural, até chegar à capela de Sta Luzia no Carvalhinho, onde temos uma zona de descanso em que a vista alcança todo o vale. No Largo do Lameirão, deixaremos para trás a aldeia e voltamos aos trilhos da serra em direção ao Cadraço. Continuando o percurso iremos deparar-nos com uma sucessão de paisagens, desde a pastagem onde o gado livremente se alimenta em parcelas delimitadas por muretes de granito pacientemente construídas em tempos idos, logo ao lado de grandes extensões de vegetação rasteira típica de altitude, até uma extensão considerável de carvalhal em que marcam presença o Carvalho-negral e o Carvalho-alvarinho.
Daqui subiremos em direção ao ponto mais alto da serra onde teremos oportunidade de atingir o pico e ter uma vista fantástica sobre toda a região.
Seguiremos depois pelo estradão que por um lado rasga a paisagem rochosa e por outro acompanha as pastagens de montanha, evidenciando a tradição da pastorícia e trabalho agrícola nestas terras de clima rigoroso, onde o granito sulcado acusa a passagem de carros puxados por animais e onde até hoje se respira um ar puro e saudável.
Ao atingir a estrada asfaltada, iremos percorrer poucos metros até entrarmos nos caminhos que acompanham o trajeto dos antigos caleiros que garantiam o abastecimento da água às povoações e nos levarão até Jueus, aldeia tipicamente serrana e onde logo à entrada poderemos ver a capela da aldeia.
Daqui iremos seguir para Cadraço através de um trilho onde poderemos uma vez mais apreciar a singularidade da paisagem repleta de formações rochosas, que na imaginação de cada pessoa toma os mais diversos significados. Aqui destaca-se o penedo do Equilíbrio.
Deste ponto em diante, iremos percorrer os últimos quilómetros de um percurso mais voltado para o contacto com a natureza e beleza natural de um lugar que conserva grande tranquilidade e genuinidade. Voltaremos ao troço inicial percorrendo os trilhos da serra em direção a vila do Caramulo, passando por Pinhal Novo sempre por caminhos florestais até ao ponto de partida (parque Jerónimo Lacerda), onde termina a nossa aventura.

Deve levar: Água, chapéu, roupa e calçado confortável e respirável, lanche ligeiro, protector solar, óculos de sol e boa disposição.

A actividade é aconselhada a menores a partir dos 16 anos, e está condicionada ao acompanhamento de um representante adulto.
Todos os participantes devem ter em atenção a sua condição física.


Detalhes

Ponto de Encontro: Posto de correios do Caramulo

Hora de Encontro: 09:30

Data: 20/10/2019

Hora: 10:00

Hora de Fim: 16:00

A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições meteorológicas e dos participantes.

Para saber mais sobre o equipamento recomendado clique aqui.

Distânca
19 Km
Duração
6 Horas


Trilho do CaramuloTrilho do CaramuloTrilho do CaramuloTrilho do CaramuloTrilho do CaramuloTrilho do CaramuloTrilho do Caramulo


Nível de Dificuldade - Difícil

Dificuldade: Difícil
Para saber mais sobre os níveis de dificuldade clique aqui.

10,00

Por pessoa

- As condições de pagamento serão enviadas por e-mail após a receção da ficha de inscrição.

O Preço Inclui:
- Guia Trekk Adventure no terreno;
- 1 brinde por participante;
- Seguro de Acidentes Pessoais;
- Seguro de Responsabilidade Civil;
- Licença RNAAT nº 846/2018 do Turismo de Portugal, reconhecida como Turismo na Natureza pelo ICNF.

O Preço Não Inclui:
- Transporte até ao ponto de encontro;
- Refeições;
- Outros não especificamente descritos como incluídos.

Número Mínimo de Participantes: 8

Reservas

A inscrição é obrigatória, para que possam ser activados os respectivos seguros. As instruções de pagamento por transferência bancária serão emitidas após confirmar a inscrição online.

Após efectuar o pagamento deverá enviar comprovativo de pagamento para o email reservas@trekkadventure.com.

A validação da inscrição está sujeita a confirmação do pagamento, correspondente ao preço anunciado da actividade. A realização desta atividade está sujeita a um número mínimo de participantes.